Confira dicas de harmonização de pratos com cada tipo de vinho


A combinação entre vinho e comida se mostra perfeita desde muitos séculos atrás. Um é o acompanhante perfeito do outro. A tradição de ter sempre um bom vinho nos momentos de desfrute de uma bela refeição atravessa gerações, e, ainda hoje, é mantida com muita firmeza e prazer.

 Ao longo do tempo, o vinho, assim como a gastronomia, foi ganhando novos contornos com a descoberta de novas técnicas de cultivo, novos produtos utilizados na sua elaboração, novas maneiras de combinação de uvas, etc. A partir disto, uma variedade quase infinita de vinhos começou a ser produzido. Atualmente, os sabores, os aromas, as características de cor, acidez e corpo dos vinhos são inúmeros.

 É por isso que todo amante do vinho já se pegou na situação de dúvida a respeito de qual vinho escolher para harmonizar com determinado prato. Ou o contrário: que receita escolher para desfrutar com aquele vinho especial guardado na adega? Nessas horas, devido ao grande número de possibilidades de harmonização com os alimentos, estar por dentro da cultura do vinho se faz bastante necessário.

 Quando se trata de um universo tão plural e multiforme como o vinícola, estabelecer regras é sempre perigoso, segui-las cegamente, então, pode resultar experiências genéricas e não tão prazerosas. Mas, por estar inserido em um mundo de tradições fortes, o vinho têm algumas especificações básicas para sua harmonização que foram sendo adquiridas pela experiência ao longo do tempo.

Conheça os diferentes tipos de vinho que melhor combinam com cada prato :

Vinho Tinto – sempre vão melhor com carnes, mas como são vários os tipos, os tintos são muito versáteis.

Tinto seco leve – carnes vermelhas fritas ou grelhadas, frango assado ou cozido, pizzas, bacalhau com molho e paella são ótimas pedidas;

Tinto seco encorpado – carnes assadas e queijos brancos, como o brie e o camembert caem bem;

Tinto leve – massas com molhos leves;

Tinto encorpado – queijos duros, como o provolone;

Tinto seco – massas com molho de tomate, ou com molho de ervas ou ainda com molho condimentado, além de queijos amarelos, como o parmesão e gouda, e frios em geral são combinações perfeitas;

Vinho Branco – os vinhos brancos, sejam eles jovens e frutados ou encorpados e fermentados, são melhores quando harmonizados com peixes e frutos do mar; e quase nunca combinam com comidas muito temperadas e carnes vermelhas.

Vinho Rosé – são ótimos com arnes magras grelhadas, frango assado, verduras gratinadas, massas italianas, charcutaria, entradas, tortilhas e omeletes. E não cai bem com peixes e mariscos cozido simples, peixes magros grelhados, carnes gordas e e queijos azuis,

Espumante – são flexíveis e vão bem com diversos pratos, mas a sua excelência se dá quando servidos como aperitivos, harmonizando muito bem com queijos de massa branca, como o Brie e o Camembert, peixes fumados (salmão), carnes gordas assadas (leitão, porco), aves assadas (frango, pato), entradas e aperitivos

Vinho do Porto – frutas secas, bolos, queijos azuis, sorvetes e sobremesas são boas combinações.

O vinho, assim como quase tudo na vida, é uma questão de gosto. O melhor a fazer é seguir os seus instintos e tentar novas experiências. Use o seu bom senso, molde a harmonização ao seu gosto, sempre evoluindo aos poucos e no final se permita novas descobertas.

70 visualizações
ATENDIMENTO DE SEGUNDA - SÁBADO A PARTIR DAS 16:30

Somos os maiores distribuidores do chopp da Região. Nosso sucesso se deve ao trabalho em equipe e a produção de um excelente Chopp.

BLOG

1º Workshop e Almoço de Confraternização

Dia 28 de Abril a partir das 11:30.

1 / 1

Please reload

CONTATO

Endereço: Rua Cel. Ponciano, 2085 - Conj. Hab. Izidro Pedroso, Dourados - MS, Brasil

Fone: (67) 3424-1555

Aceitamos:

© 2018. Cantina Mato Grosso. Criado orgulhosamente por Eficienthis