Choperia de Dourados fabrica álcool 70% para doar a entidades contra o coronavirus




Motivados pelo espírito de solidariedade, os proprietários da Cantina Mato Grosso, em Dourados, tiveram a idéia de transformar etanol em álcool antisséptico para ser doado a hospitais, abrigos e a segurança pública. A medida partiu do empresário Eduardo Menezes, ao notar a escassez do produto, utilizado na prevenção ao Covid-19.


Ele conta que com a produção do chopp reduzida, tendo em vista as recomendações de isolamento da Organização Mundial de Saúde, os empresários pensaram numa maneira de ajudar quem mais precisa, tendo em vista a falta do produto no mercado. Foi ai que nasceu o projeto "Tanque Solidário", alusivo aos tanques de chopp da Cantina, com capacidade de 26 mil litros, e que foram esvaziados para abrigar o álcool 70%.  “Toda a produção, ou seja 100%, será destinada a atender entidades sem fins lucrativos”, explica Eduardo.


Essa semana tudo o que foi fabricado teve um destino específico e nobre: foi doado a entidades como o Conselho Tutelar, Samu e ao Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados (Coised).  O produto vai ajudar que  policiais e profissionais da Saúde e que atuam na defesa dos direitos das crianças possam continuar exercendo suas funções de forma protegida.


De acordo com Eduardo,  a técnica de produção é semelhante a utilizada pelas usinas sucroalcooleiras e consiste em diluir o  etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) e o etanol anidro (que é misturado à gasolina), que tem concentração de álcool de mais de 93%, em água desmineralizada até chegar à concentração de 70%, que é a recomendada pelas autoridades para realizar a higienização apropriada contra o vírus. Todo o processo tem autorização da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Dourados e acompanhamento profissional como da farmacêutica Yara Martins Rigotti.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda álcool líquido e em gel na concentração de 70% para o combate eficaz a vírus e bactérias. Por isso não são eficientes concentrações inferiores a essa, como 46%, nem superiores a 90%.


Parceria

Para que o produto fosse produzido a Cantina Mato Grosso contou com importantes parceiros como a Prefeitura de Dourados, a Unigran, a Usina São Fernando, a Farmácia Posanga e a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Dourados (ACOMAC).


Ajuda da sociedade

Para continuar produzindo o álcool 70% para entidades filantrópicas e setores públicos, a Cantina Mato Grosso precisa da ajuda da sociedade. É necessária a parceria com fornecedoras que possam doar etanol a ser transformado em álcool antisseptico. A água desmineralizada é um outro componente importante que até o momento está sendo doado pela Usina São Fernando.   


Alerta

A produção caseira com o objetivo de produzir o álcool 70% não é recomendada por nenhum órgão de saúde. Pelo contrário, a mistura química sem o acompanhamento técnico pode ser nociva a saúde com efeitos tóxicos. 


Atendimento

Atendendo o decreto da Prefeitura de Dourados, a Cantina Mato Grosso está com as portas fechadas. Toda a produção de chopp está concentrada no Disk Chopp  e os clientes podem ser atendidos pelo telefone: Telefone: (67) 3424-1555

45 visualizações
ATENDIMENTO DE SEGUNDA - SÁBADO A PARTIR DAS 16:30

Somos os maiores distribuidores do chopp da Região. Nosso sucesso se deve ao trabalho em equipe e a produção de um excelente Chopp.

BLOG

1º Workshop e Almoço de Confraternização

Dia 28 de Abril a partir das 11:30.

1 / 1

Please reload

CONTATO

Endereço: Rua Cel. Ponciano, 2085 - Conj. Hab. Izidro Pedroso, Dourados - MS, Brasil

Fone: (67) 3424-1555

Aceitamos:

© 2018. Cantina Mato Grosso. Criado orgulhosamente por Eficienthis